[DISSERTAÇÃO DE MESTRADO] Aplicação de técnicas de Inteligência Artificial na formação de equipes de aprendizagem colaborativa baseada em perfil de estilos de aprendizagem e papéis de equipe

Nome do Aluno: 
Local: 
Por videoconferência
Data de Defesa: 
30/06/2021 - 15:00
Banca examinadora: 
Prof.ª Dr.ª Márcia Aparecida Fernandes - FACOM/UFU (Orientadora)
Prof. Dr. Fabiano Azevedo Dorça - FACOM/UFU
Prof. Dr. Alex Sandro Gomes - CIN/UFPE

A natureza inerentemente social do ser humano nos leva a buscar formas de interagir com nossos semelhantes. O surgimento de canais virtuais de comunicação (como as redes sociais e os sistemas de mensagens instantâneas) e a popularização da internet e dos dispositivos móveis, incorporou essa conectividade a praticamente todos nós, em especial a crianças e adolescentes, que já nasceram nesse ambiente. Hoje, estar conectado é uma necessidade, inclusive na educação. Essa necessidade de estar conectado e de obter bons resultados torna importante identificar fatores que afetam o desempenho conjunto dos estudantes e descobrir formas eficientes de organizar equipes de estudo. Esta dissertação investiga se equipes de estudo colaborativo formadas com base em perfis individuais que combinam estilos de aprendizagem e papéis de equipe dos estudantes apresentam desempenho melhor do que equipes de estudo formadas casualmente. São identificados os perfis individuais dos estudantes a partir de suas respostas aos questionários eletrônicos de estilos de aprendizagem de Felder e de papéis de equipe de Belbin. Um algoritmo genético usa esses perfis para gerar equipes balanceadas de acordo com regras de otimização. Para avaliar o desempenho, as equipes executam atividades colaborativas e respondem um questionário final de satisfação relacionado à sua percepção sobre os colegas de equipe e sobre a atividade. Comparadas a equipes formadas aleatoriamente, as equipes geradas pelo AG com base no perfil composto por estilos de aprendizagem e papéis de equipe apresentam melhor desempenho acadêmico e maior satisfação individual.