Alunos Especiais

ALUNOS ESPECIAIS

 

APRESENTAÇÃO

São alunos especiais do Programa aqueles aprovados em processo seletivo para cursar disciplinas isoladas.

Os alunos especiais submetem-se às mesmas obrigações dos alunos regulares, no que se refere ao calendário acadêmico e às disciplinas em que venham a se matricular.

Após o período como aluno especial, o discente deverá se submeter novamente ao processo seletivo para pleitear uma vaga como aluno regular. O fato de o aluno ter integrado o curso como aluno especial não garante a vaga como aluno regular.

 

TUTORIA E LINHAS DE PESQUISA

A vinculação de um professor tutor para o aluno especial é opcional e os alunos não estão vinculados a uma linha de pesquisa (Clique AQUI e veja as linhas de pesquisa do curso). A escolha das disciplinas que serão cursadas é de responsabilidade do tutor ou do discente (caso este não tenha tutor). Durante o período como aluno especial o discente terá a oportunidade de conhecer as linhas de pesquisa e poderá escolher com mais acuidade para um futuro ingresso como aluno regular.

 

PRAZO

O aluno especial será admitido no máximo por dois semestres consecutivos e terá direito a renovação de matrícula somente se a soma dos créditos já obtidos com aqueles que ele pretende se matricular não ultrapassar em 50% os créditos necessários à integralização do currículo do mestrado.

 

COEFICIENTE DE RENDIMENTO

Não será deferida renovação da matrícula de alunos especiais que obtiveram coeficiente de aproveitamento global inferior a 2,5 ao final do primeiro período letivo cursado.

O aproveitamento em cada disciplina, bem como em outras atividades avaliativas, será aferido por meio de conceito fixo, sendo:

I – “A” – Excelente (de 90 a 100% de aproveitamento): com direito a crédito;

II – “B” – Bom (de 75 a 89% de aproveitamento): com direito a crédito;

III – “C” – Regular (de 60 a 74% de aproveitamento): com direito a crédito;

IV – “D” – Insuficiente (de 40 a 59% de aproveitamento): sem direito a crédito; e

V – “E” – Reprovado (de 0 a 39% de aproveitamento): sem direito a crédito.

A avaliação do aproveitamento do aluno será feita através do Coeficiente de Rendimento Global (CR), calculado após a conclusão de cada período letivo, correspondendo à média ponderada de todos os níveis de conceitos atribuídos até então, tomando-se como peso o número de créditos das disciplinas e atribuindo-se aos níveis os valores:

I – “A” = 4 pontos por crédito;

II – “B” = 3 pontos por crédito;

III – “C” = 2 pontos por crédito;

IV – “D” = 1 ponto por crédito; e

V – “E” = 0.

Para facilitar o cálculo do coeficiente de rendimento, disponibilizamos uma planilha (Clique AQUI). Preencha com as disciplinas cursadas (cuidado para não apagar o campo com a fórmula), o resultado para aceitação da renovação de matrícula deve ser igual ou superior a 2,5.

 

DISCIPLINAS

É vedada a matrícula de alunos especiais na disciplina de Estudo Dirigido.

A relação de disciplinas oferecidas no semestre corrente está disponível no link: http://www.ppgco.facom.ufu.br/pt-br/horarios

A relação total das disciplinas do curso está disponível no link: http://www.ppgco.facom.ufu.br/pt-br/disciplinas

É importante a verificação da quantidade de créditos da disciplina, na tabela geral de disciplinas citada acima, na coluna (CH/Cr.), indicamos a carga horária e os créditos, por exemplo, “90/5” significa que a disciplina tem 90 horas de carga horária e contabiliza 5 créditos.

As disciplinas cursadas pelo aluno especial serão aproveitadas quando este se tornar aluno regular, antecipando as disciplinas necessárias para integralização.

Segundo o Regulamento Interno:

O aluno de regular deverá integralizar 26 créditos, sendo:

I – 25 créditos em disciplinas, sendo necessariamente uma disciplina do Núcleo de Formação Teórica;

II – 1 crédito em seminário;

Portanto, o aluno especial pode cursar até 13 créditos em disciplinas, equivalente a 50% do total exigido no curso e após o ingresso como aluno regular poderá cursar os outros 50%.

Como o aluno especial não tem vínculo com linha de pesquisa, é recomendável que inicie cursando disciplina do Núcleo de Formação Teórica (veja quais são as disciplinas do Núcleo de Formação Teórica clicando AQUI), que é comum a todas as linhas, principalmente quando ainda não tem noção de qual linha de pesquisa escolher. Quando o aluno tiver a definição da linha de pesquisa, pode solicitar matrícula em disciplinas específicas das linhas de pesquisa.

Caso o aluno conclua os 13 créditos em um único semestre, não terá direito à renovação de matrícula ou caso não conclua os créditos em dois semestres também não poderá renovar a matrícula para um terceiro semestre.

 

MATRÍCULAS

As matrículas serão realizadas conforme instruções apresentadas no link: http://www.ppgco.facom.ufu.br/pt-br/matriculas

 

E-MAIL INSTITUCIONAL

Após a geração do número de matrícula pelo setor responsável, os alunos especiais poderão cadastrar e-mail institucional. Clique AQUI e siga as instruções.

 

PORTAL DO ESTUDANTE

Alunos especais não tem acesso ao Portal do Estudante.

 

IDENTIDADE ACADÊMICA

Não podem solicitar.

 

TRANCAMENTO

Não podem solicitar trancamento geral.

 

BOLSA

Somente alunos regulares podem concorrer.