ToPI - Uma abordagem online para identificar locais de interesse utilizando fotografias geo-referenciadas

Nome do Aluno:
Sala 1B132, Bloco 1B, Campus Santa Mônica - Horário: 10h30min
Prof.ª Dr.ª Denise Guliato (orientadora) - FACOM/UFU
Prof. Dr. José Gustavo de Souza Paiva (coorientador) - FACOM/UFU
Prof. Dr. Bruno Augusto Nassif Travençolo - FACOM/UFU
Prof. Dr. José Antônio Fernandes de Macedo - LIA/UFC

Devido ao crescente uso de redes sociais, as pessoas deixaram de ser apenas consumidores de informações, elas passaram a também produzí-las e compartilhá-las. Informações geo-referenciadas, isto é, informações com dados de localização geográfica, têm sido utilizadas em várias propostas da literatura para identificar locais de interesse e auxiliar turistas que visitarão cidades que ainda não lhe são familiares. Este trabalho apresenta uma estratégia online que utiliza fotografias geo-referenciadas e seus metadados para identificar locais de interesse pertencentes a uma dada região geográfica e recuperar informações relevantes relacionadas. Todo o processo é executado automaticamente e em tempo real, retornando informações atualizadas sobre os locais. A estratégia proposta leva em consideração o dinamismo inerente a redes sociais e, assim, é robusta quanto a inconsistências e/ou informações desatualizadas, problemas comuns em soluções que se baseiam em dados pré-armazenados. A análise de resultados mostrou que a proposta é bastante promissora, retornando locais que apresentam alta taxa de concordância em relação àqueles existentes em um website turístico bastante popular.