PGC 308C Tóp. Esp. em Sistemas de Computação 2 – Raciocínio Crítico e Resolução de Problemas

EMENTA

DISCIPLINA: Raciocínio Crítico e Resolução de Problemas

CÓDIGO: PGC308C

CARGA HORÁRIA: 90h

CRÉDITOS: 5

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:  Compreender técnicas de Resolução de Problemas, nos mais variados campos do conhecimento, tendo como fundamento princípios de Raciocínio Crítico.

EMENTA DO PROGRAMA: Raciocínio Crítico e Resolução de Problemas.

PROGRAMA: 

1. Introdução ao Raciocínio Crítico.
  a. Implicação lógica
  b. Argumentos
  c. Classificação de argumentos
  d. Tipos de argumentos
  e. Falácias
2. Introdução à Resolução de Problemas
  a. Estratégias para investigação de problemas
  b. Táticas para resolução de problemas
  c. Multidisciplinariedade da resolução de problemas
3. Introdução à Metodologia do aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico
  a. Autorreferência e a metodologia
  b. Macro conceitos
  c. Condições necessárias e condições suficientes
  d. Proposições
  e. Padrões gerais de raciocínio
  f. O uso da Metodologia do aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico para resolver problemas
4. Representação/interpretação de conhecimento
  a. O universo, a semântica e a sintaxe
  b. Formação de conceitos
  c. A tríade: conceito/símbolo/referente
  d. Representação/interpretação de conhecimento e resolução de problemas 
5. Redes de raciocínio crítico
  a. O uso de redes de raciocínio crítico e o aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico
  b. Condições suficientes, em boa medida, para aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico
  c. Redes de raciocínio crítico e tomadas de decisão
  d. Redes de raciocínio crítico e a imprevisibilidade do mundo
  e. Redes de raciocínio crítico e resolução de problemas.
6. Teorias da inteligência
  a. Teoria das múltiplas inteligências
  b. A alegoria do androide quase perfeito
  c. Mapas metais e a inteligência
  d. Relações entre as teorias da inteligência e a Metodologia do aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico
  e. Teorias da inteligência e resolução de problemas
7. Alguns aspectos sociais da Metodologia aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico
  a. Resolução de problemas, considerando diversidade de opiniões, interdependência e negociação.
  b. Resolução de problemas, considerando ambiente extra escola, conectivismo social e mundo virtual
8. Alguns aspectos formais da Metodologia aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico
  a. Resolução de problemas e indução lógica
  b. Resolução de problemas e prova lógica
  c. Resolução de problemas e quantificadores lógicos
  d. Resolução de problemas e complexidade lógica
9. O problema dos limites da razão e a Metodologia aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico
  a. Resolução de problemas e os limites da razão
  b. Raciocinar e pensar, há diferenças
  c. A razão e a fé 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

1. J. N., Souza, Lógica para Ciência da Computação, 3° Ed., Editora Campus, 2015.
2. J. N., Souza, Lógica para Ciência da Computação, publicação disponível, em PDF, no site da Faculdade de Computação, Universidade Federal de Uberlândia, 2020.
3. J. N., Souza, A Metodologia do aprender/saber/ensinar Raciocínio Crítico, publicação disponível, em PDF, no site da Faculdade de Computação, Universidade Federal de
Uberlândia, 2020.
4. R. L. Epstein, W. Carnielli, Pensamento Crítico – O Poder da Lógica e da Argumentação, eBook, Editora Rideel, 2019.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

1. J. Barwise, Handbook of Mathematical Logic, North-Holland, 1977.
2. H. B. Enderton, A Mathematical Introduction to Logic, Academic Press, 1972.
3. R. L. Epstein, Critical Thinking, Wadsworth Publishing Company, 1999.
4. D. Gabbay, F. Gunthner, Handbook of Philosophical Logic, Kluwer Academic Publishing, 1994.
5. H. Gardner, Inteligências Múltiplas, a Teoria na Prática, Ed. Porto Alegre, 2000.
6. P. J. Hurley, R. W. Burch, A Consise Introduction to Logic, Wadsworth, 2000.
7. J. Kelly, The Essence of Logic, Prentice Hall, 1997.
8. E. Mendelson, Introduction to Mathematical Logic, Wadsworth and Brook, 1987.
9. C. A. Mortari, Introdução à Lógica, Editora Unesp, 2001.
10. W. C. Salmon, Lógica, Editora Prentice Hall do Brasil, 1984.
11. Silva, F. S. C., Finger, M., Melo, A. C. V., Lógica para Computação, Thomson Pioneira, 2006.
12. P. Zeits, The Art and Crafting of Problem Soving, 20 Ed., John Wiley & Sons, 2007.