PGC001-Metodologia de Pesquisa em Computação

CÓDIGO: PGC001

CARGA HORÁRIA: 30h

CRÉDITOS: 2

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno diretrizes básicas de como propor, conduzir, descrever e apresentar um trabalho de pesquisa científica, fornecendo-lhe técnicas para guiá-lo nas diversas fases de um projeto: descrição da proposta, método a ser utilizado no desenvolvimento da proposta, avaliação da proposta, análise dos resultados, apresentação dos resultados em forma escrita e oral.

EMENTA DO PROGRAMA: Preparação de um projeto - Desenvolvimento do projeto- Planejamento da coleta de dados- Análise dos resultados. Avaliação de trabalhos científicos. Questões éticas em pesquisa. Divulgação de trabalhos científicos: técnicas de redação e de apresentação oral.

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA:

1. Estilos de pesquisa em Ciência da Computação
2. Diretrizes para pesquisa teórica, observacional, experimental.
3. Formulação de hipóteses e técnicas de testes e validação
4. Técnicas de amostragem e coleta de dados
5. Preparação de um trabalho científico: escolha do tema, do problema, revisão bibliográfica, delimitação
dos objetivos e metas a serem alcançados, descrição do método.
6. Ética: plágio, auto-plágio, autoria, confidencialidade e conflitos de interesse.
7. Avaliação de trabalhos de pesquisa científica
8. Técnicas de redação de artigos científicos
9. Técnicas de apresentação de artigos científicos

BIBLIOGRAFIA:

1. Raul Sidnei Wazlawick : Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação, Elsevier - Campus, 2009
2. Justin Zobel : Writing for Computer Science, Springer; 2nd edition, 2009.
3. Jacques Wainer : Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a Ciência da Computação. In Tomasz Kowaltowski and Karin Breitman (Org.)
4. E. Bright Wilson Jr.; An Introduction to Scientific Research, Dover Publications; Rev Sub edition 1991.
5. Jornadas de Atualização em informática 2007. Sociedade Brasileira de Computação e Editora PUCRio, 2007. p. 221-262.