

EMENTA
DISCIPLINA: Tóp. Esp. em Sistemas de Computação 1 – Interação Humano Computador
CÓDIGO: PGC307A
CARGA HORÁRIA: 90h
CRÉDITOS: 5
OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o usuário humano e o computador. Apresentar conceitos de usabilidade, dando ao aluno experiência no projeto e na avaliação de interfaces.
EMENTA: Introdução aos conceitos fundamentais da interação entre o usuário humano e o computador. Definição de usabilidade. Gerações de interfaces e dos dispositivos de interação - a evolução dos tipos de interfaces para interação usuário-computador. Aspectos humanos. Aspectos tecnológicos. Métodos e técnicas de design. Processo de Design Centrado no Humano. Regras de design. Ferramentas de suporte. Métodos para avaliação da usabilidade. Padrões para interfaces. Interação do usuário com sistemas hipermídia. Acessibilidade. Desenvolvimento prático em avaliação e construção de interfaces.
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA:
1. O Humano
1.1. Percepção motora e sentidos
1.2. Processamento da informação e modelos mentais do usuário
1.3. Modelos cognitivos
2. O Computador
2.1. Dispositivos de entrada e saída
2.2. Controle físico, sensores e dispositivos especiais
2.3. Memória e redes
3. A Interação
3.1. Modelos de interação
3.2. Ergonomia
3.3. Paradigmas de interação
3.4. Design universal e acessibilidade
4. Framework PACT
5. Processo de Design Centrado no Humano
6. Entendimento: personas e cenários
7. Antecipação e prototipação
8. Regras de projeto
8.1. Padrões
8.2. Guidelines
8.3. Heurísticas
9. Técnicas de avaliação de usabilidade
9.1. Avaliação por análise de especialistas
9.2. Avaliação com participação de usuários
10. Contextos de IHC
10.1. Hipermídia e Web
10.2. Computação móvel
10.3. Computação ubíqua
BIBLIOGRAFIA:
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