PGC307A–Interação Humano Computador

EMENTA

DISCIPLINA: Tóp. Esp. em Sistemas de Computação 1 – Interação Humano Computador

CÓDIGO: PGC307A

CARGA HORÁRIA: 90h

CRÉDITOS: 5

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o usuário humano e o computador. Apresentar conceitos de usabilidade, dando ao aluno experiência no projeto e na avaliação de interfaces.

EMENTA: Introdução aos conceitos fundamentais da interação entre o usuário humano e o computador. Definição de usabilidade. Gerações de interfaces e dos dispositivos de interação - a evolução dos tipos de interfaces para interação usuário-computador. Aspectos humanos. Aspectos tecnológicos. Métodos e técnicas de design. Processo de Design Centrado no Humano. Regras de design. Ferramentas de suporte. Métodos para avaliação da usabilidade. Padrões para interfaces. Interação do usuário com sistemas hipermídia. Acessibilidade. Desenvolvimento prático em avaliação e construção de interfaces.

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA: 

1. O Humano
  1.1. Percepção motora e sentidos
  1.2. Processamento da informação e modelos mentais do usuário
  1.3. Modelos cognitivos
2. O Computador
  2.1. Dispositivos de entrada e saída
  2.2. Controle físico, sensores e dispositivos especiais
  2.3. Memória e redes
3. A Interação
  3.1. Modelos de interação
  3.2. Ergonomia
  3.3. Paradigmas de interação
  3.4. Design universal e acessibilidade
4. Framework PACT
5. Processo de Design Centrado no Humano
6. Entendimento: personas e cenários
7. Antecipação e prototipação
8. Regras de projeto
  8.1. Padrões
  8.2. Guidelines
  8.3. Heurísticas
9. Técnicas de avaliação de usabilidade
  9.1. Avaliação por análise de especialistas
  9.2. Avaliação com participação de usuários
10. Contextos de IHC
  10.1. Hipermídia e Web
  10.2. Computação móvel
  10.3. Computação ubíqua

BIBLIOGRAFIA:

1. David Benyon. Interação humano-computador. São Paulo : Pearson Education, c2011.
2. Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jennifer Preece. Design de interação: além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2013.
3. Simone Diniz Junqueira Barbosa, Bruno Santana da Silva. Interação humano-computador. Rio de Janeiro : Campus, 2010.
4. Alan Dix, Janet Finlay, Gregory Abowd, Russel Beale. Human-computer interaction. Harlow, England; New York: Prentice Hall, 2004.
5. William Lidwell, Kritina Holden, Jill Butler. Princípios universais do design: 125 maneiras de aprimorar a usabilidade, influenciar a percepção, aumentar o apelo e ensinar por meio do design. Porto Alegre : Bookman, 2010.
6. Ben Shneiderman, Catherine Plaisant. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. Boston : Addison-Wesley, 2009, c2010.
7. Jonathan Lazar, Jinjuan Heidi Feng, Harry Hochheiser. Research methods in human-computer interaction. Chichester, West Sussex, U.K.: J. Wiley, 2010.
8. Steve Krug. Rocket surgery made easy: the do-it-yourself guide to finding and fixing usability problems. Berkeley, CA : New Riders, 2010.