PGC308A-Topicos Especiais em Sistemas de Computacao 2 – Internet do Futuro

CÓDIGO: PGC308A

CARGA HORÁRIA: 90h

CRÉDITOS: 5

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:

Abordar os problemas arquiteturais da Internet atual, apresentando as principais linhas de pesquisa e principais propostas para compor a chamada “Internet do Futuro”. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de identificar como a arquitetura atual dificulta o desenvolvimento de novas aplicações e analisar compromissos no desenvolvimento de soluções para estas novas demandas. Haverá uma atividade de implementação onde os alunos vão investigar as funcionalidades de redes definidas por software (SDN). Com base na literatura atual, os alunos irão apresentar seminários..

EMENTA DO PROGRAMA:

Revisão de redes de computadores, modelos OSI e TCP/IP; Evolução da arquitetura da Internet, principais “remendos” aplicados; Identificação dos principais problemas arquiteturais,
endereçamento, roteamento, serviço de nomes; Propostas de novas arquiteturas de Internet; Redes de conteúdo (CDN); Redes definidas por software (SDN); Computação em Núvem
(Cloud).

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA:

1 – Revisão de redes de computadores
1.1 - Modelos de referência (OSI e TCP/IP)
1.2 - DNS
1.3 - Roteamento
1.4 - Endereçamento IP
1.5 – Modelo Cliente/Servidor
1.6 – Modelo P2P
2 – Evolução da arquitetura da Internet
2.1 - IPv4
2.2 - IPv6
2.3 - NAT
2.4 – CIDR
3 – Identificação dos principais problemas arquiteturais
3.1 – Serviço de Nomes
3.2 – Endereçamento
3.3 – Roteamento inter-domínios
3.4 – Mobilidade
3.5 – Multi-homming
4 – Propostas de novas arquiteturas de Internet
4.1 – LISP, ILNP
4.2 – Literatura atual (artigos)
5 – Redes de conteúdo (CDN)
5.1 – Modelo Publish/Subscribe
5.2 – Replicação de conteúdo
5.3 – Propostas disponíveis na literatura
6 – Redes definidas por software (SDN)
6.1 – Virtualização de componentes de rede
6.2 – OpenFlow
6.3 – RouteFlow
7 – Computação em nuvem (Cloud)
7.1 – O que é
7.2 – Infraestrutura como serviço
7.3 – Plataforma como serviço
7.4 – Software como serviço
7.5 – Propostas de arquiteturas disponíveis na literatura

BIBLIOGRAFIA:

Básica
- James F. Kurose & Keith W. Ross, Redes de Computadores e a Internet. Addison-Wesley, 2007.
- TANENBAUM, A.S. Redes de Computadores. Quarta edição. Editora Campus, 2003.
- COMER, Douglas. Interligação em rede com TCP/IP. Volume 1: princípios, protocolos e arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2006. 435 p. ISBN 139788535220179.

Complementar
- C. Esteve, R. Pasquini, F. L. Verdi and M. F. Magalhães. Novas Arquiteturas de Data Center para Cloud Computing. In: Minicursos SBRC 2010. Porto Alegre, 2010, p. 103-152. Organized by: C. A. Kamienski; L. P. Gaspary; M. P. Barcellos. ISBN: 9772177497006. Idiom: Portuguese.
- Artigos científicos disponíveis na literatura. Este material será apontado pelo professor da disciplina no decorrer do curso.