Análise de Temperamento e Percepção de Suporte Social em Redes Sociais Online

Publicado: 22/02/2024 - 08:38
Última modificação: 22/02/2024 - 08:38

Linha de pesquisa: Ciência de Dados

Resumo: Com o crescimento do uso das redes sociais online e a constante evolução das técnicas de mineração de textos, diversos estudos envolvendo variados temas vêm sendo desenvolvidos. Entender como o comportamento das pessoas no mundo real se manifesta online pode auxiliar na identificação precoce de transtornos psicológicos. Dois aspectos comportamentais que auxiliam a compreender o comportamento humano são a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e o temperamento, os quais são pouco trabalhados na literatura da língua portuguesa. Este trabalho tem como objetivo propor e desenvolver um método computacional, que permita contrastar temperamento e percepção de suporte social de um grupo de pessoas a partir de dados textuais e comportamentais obtidos a partir das redes sociais online X e Instagram. A proposta metodológica é separada em duas etapas, sendo a primeira focada na construção de um método não-supervisionado baseado em léxicos para classificação de polaridade de textos chamado LeXPAPC e a segunda visa contrastar o comportamento entre o real e o online. Para a construção do LeXPAPC utilizou-se bases de dados da literatura. O LeXPAPC foi contrastado com os modelos VADER e SentiStrength. As medidas de avaliação utilizadas foram precisão, acurácia, F1 e abrangência. O LeXPAPC obteve, de forma geral, melhores resultados nas três bases, atingindo, em média, 51% de F1 contra 50% do VADER e 47% do SentiStrength. Para o contraste entre o real e o online, cada usuário foi representado pelo temperamento, as dimensões do ESSS, variáveis textuais (ex.: percentual de uso de emoji e percentual de postagens positivas) e variáveis comportamentais (ex.: proporção seguidos seguidores). A análise foi realizada por meio de medidas de correlação, testes estatísticos, gráficos e tabelas. Os resultados mostraram algumas relações intrigantes, como, por exemplo, que pessoas com temperamento hipertímico ou ciclotímico mostraram uma proporção de seguidos em relação a seguidores maior no Instagram do que outros temperamentos.

Link para a defesa: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZTY4ZjNmM2QtZDAxO...

Coorientadora: Elaine Ribeiro de Faria Paiva - Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Computação
Paulo Henrique Ribeiro Gabriel - Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Computação
Fábio Manoel França Lobato - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências