Análises de Publicações da Rede Social Instagram em Contraste com o Temperamento Humano

Publicado: 02/12/2022 - 10:33
Última modificação: 06/12/2022 - 16:19

Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Atualmente, com o crescimento do uso das redes sociais, as possibilidades de estudos sobre relações e interações sociais têm crescido significativamente. Compreender como os usuários expressam seus sentimentos e manifestam seus temperamentos nas redes sociais pode ser um passo para antecipar os transtornos psicológicos. O Instagram tem bilhões de usuários e está entre as redes sociais mais utilizadas atualmente. No entanto, ainda é pouco explorado como fonte de estudo para o temperamento humano. Este trabalho tem o objetivo de analisar as relações entre o temperamento dos usuários e seus dados coletados na rede social Instagram. Para a análise dos dados textuais das postagens dos usuários são propostas duas estratégias de classificação de sentimentos. A primeira delas é um ensemble de classificadores e a segunda é um classificador em níveis. Ambas as estratégias foram avaliadas em três bases de dados e alcançaram resultados de acurácia acima de 77%. O classificador ensemble obteve melhores resultados nas três bases com acurácia acima de 80%. A seguir, cada usuário é representado pelo temperamento (atributo alvo), quantidade e média de curtidas, quantidade de publicações e pelas proporções de uso de emojis nas publicações, de publicações positivas, de publicações negativas, de publicações durante a semana, de publicações aos finais de semana e de seguidos e seguidores. Para analisar a relação entre os temperamentos e os dados extraídos das redes sociais, são utilizados testes estatísticos, gráficos e árvore de decisão. Os resultados indicam que usuários com temperamento depressivo postam mais legendas com sentimento positivo do que usuários hipertímicos, irritados e preocupados. O comportamento de publicações durante a semana e aos finais de semana dos temperamentos irritável e preocupado são similares, assim como o comportamento dos usuários ciclotímicos e depressivos. E finalmente, os usuários ansiosos usam mais emojis nas legendas do Instagram do que usuários deprimidos e irritados.

Coorientadora: Maria Camila Nardini Barioni - Universidade Federal de Uberlândia
Paulo Henrique Ribeiro Gabriel - Universidade Federal de Uberlândia
Luiz Henrique de Campos Merschmann - Universidade Federal de Lavras