A inteligência artificial como recurso tecnológico na aplicação de tarefas para o desenvolvimento de atenção compartilhada em crianças com autismo

Qualificação de Doutorado
por Portal PPGCO Facom
Publicado: 05/05/2023 - 15:29
Última modificação: 17/05/2023 - 08:20

Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Resumo do trabalho:

Pessoas com autismo podem apresentar, além de défcits na comunicação, interação
social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos, apresentar também défcit
na Atenção Compartilhada (AC), que se refere ao repertório de respostas de seguir e/ou
direcionar a atenção visual de um adulto para objetos ou eventos do ambiente. Por ter
uma forte relação com o processo de aprendizagem, défcits de atenção compartilhada
podem comprometer o processo de aprendizagem de uma pessoa. Desse modo, o uso
da tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento de capacidades em pessoas com autismo
como, por exemplo, melhorar atenção compartilhada, a comunicação e habilidades sociais.
Considerando a revisão da literatura científca correlata, existem questões em aberto
para tecnologias assistivas para alunos com autismo que não sejam, necessariamente,
de alto funcionamento, por exemplo: o desenvolvimento de tecnologias assistivas que
fomentem o processo de aprendizagem, mais precisamente a alfabetização, de alunos
com autismo com baixo funcionamento; o uso de tecnologias assistivas para fortalecer a
atenção compartilhada de alunos com autismo; pesquisas na área da computação voltadas
para pessoas com autismo com baixo funcionamento. Assim, surgiu o novo desafo de
se desenvolver estratégias para apoiar o fortalecimento da atenção compartilhada, cujo
défcit difculta o aprendizado, em crianças com autismo na fase da pré-escola. Neste
contexto, o objetivo da proposta desta tese foi desenvolver um Sistema Tutor Inteligente
(STI) que permita a interação do aluno com autismo, com idade entre 4 e 5 anos, com
défcit em Atenção Compartilhada (AC) e difculdades sócio-comunicativas. Técnicas de
inteligência artifcial (IA) foram utilizadas para modelar a sequência mais adequada e nível
de complexidade dos exercícios para cada criança. Os recursos de IA foram utilizados na
intenção de prover um ambiente inteligente para guiar a criança, de forma dinâmica e
adaptativa com intuito de promover estímulos e a personalização adequada do processo.
Desta forma, pretende-se contribuir signifcativamente com o avanço do estado da arte no
que tange a produção de tecnologias computacionais para pessoas com TEA.
 

Link da transmissão da defesa: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fabiano-azevedo-dorca

Coorientador: Nassim Chamel Elias - Universidade Federal de São Carlos
Coorientadora: Valéria Peres Asnis - Universidade Federal de Uberlândia
Banca Examinadora: 
Marcelo Zanchetta do Nascimento - Universidade Federal de Uberlândia
Regina Basso Zanon - Universidade Federal da Grande Dourados
Data e Horário: 
12/05/2023 - 14:00
Virtual, 0
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-144
Campus Santa Mônica - Bloco 0 - Sala 0