A inteligência artificial como recurso tecnológico na aplicação de tarefas para o desenvolvimento de atenção compartilhada em crianças com autismo

Tese de Doutorado
por Caroline Félix de Oliveira
Publicado: 20/02/2024 - 10:40
Última modificação: 20/02/2024 - 10:40

Linha de pesquisa: Inteligência Artificial

Resumo:  Pessoas com autismo podem apresentar, além de déficits na comunicação, interação social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos, apresentar também déficit na atenção compartilhada, que se refere ao repertório de respostas de seguir e/ou direcionar a atenção visual de um adulto para objetos ou eventos do ambiente. Por ter uma forte relação com o processo de aprendizagem, déficits de atenção compartilhada podem comprometer o processo de aprendizagem de uma pessoa. Desse modo, o uso da tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento de capacidades em pessoas com autismo como, por exemplo, melhorar atenção compartilhada, a comunicação e habilidades sociais. Neste contexto, o objetivo geral da proposta de trabalho apresentada aqui é desenvolver uma abordagem computacional para intervenção que permita a interação do aluno com autismo, com idade entre 4 e 5 anos, com déficit em atenção compartilhada (AC) e dificuldades sóciocomunicativas. As crianças utilizarão a abordagem computacional para resolver exercícios que buscam fortalecer a atenção compartilhada, onde são definidas etapas de avaliação e treinamento, visando melhoria no processo de aprendizagem e contribuindo na solução das questões de pesquisa em aberto. Assim, surge um novo desafio de se desenvolver estratégias para apoiar o fortalecimento da atenção compartilhada, cujo déficit dificulta o aprendizado, em crianças com autismo na fase da pré-escola. Técnicas de inteligência artificial (IA) serão utilizadas para modelar a sequência mais adequada e nível de complexidade dos exercícios para cada criança. Os recursos de IA serão utilizados na intenção de prover um ambiente inteligente para guiar a criança, de forma dinâmica e adaptativa com intuito de promover estímulos e a personalização adequada do processo. Desta forma, pretende-se contribuir significativamente com o avanço do estado da arte no que tange a produção de tecnologias computacionais para pessoas com TEA.

Link para a defesa: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NmI5MTE1ZGItNmRmN...

Coorientadora: Valéria Peres Asnis - Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação
Banca Examinadora: 
Marcelo Zanchetta do Nascimento - Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Ciências da Computação
Juliana Cristina Braga - Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição
Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto - Universidade Federal Fluminense, RCM Depto de Ciência da Computação
Data e Horário: 
15/03/2024 - 14:00
Virtual, 2121 1B
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco 1B - Sala 230
Complemento: 
1B