Lógica Linear para o Planejamento de Tarefas em Workflow Net

Publicado: 03/02/2023 - 09:50
Última modificação: 14/02/2023 - 15:26

Linha de Pesquisa: Engenharia de Software

O modelo de um Sistema de Gerenciamento de Workflow (SGW) deve descrever as restrições de tempo dos recursos sobre as atividades do processo de negócio correspondente. Em geral, fenômenos temporais incluem atrasos na execução das atividades, limites para a ocorrência de intervalos válidos relacionados às atividades, limites para intervalos válidos relacionados as recursos (limites para o ciclo de vida de um recurso), limites na duração da execução de processos, intervalo de distância entre duas atividades, entre outros.  Neste trabalho, um modelo de Workflow net com adição de intervalos de tempo associados à duração das atividades e tempos de espera são apresentados. Para definir os intervalos mínimo e máximo para a execução das atividades, um mecanismo de propagação com restrição de tempo baseado no cálculo de sequentes da Lógica Linear e em datas simbólicas é proposto. Utilizando Colored Petri Nets (CPNs)(Rede de Petri Colorida) hierárquicas é possível separar o modelo do processo do modelo de recurso e definir formalmente os mecanismos de comunicação entre esses dois modelos. Cada ficha da rede de Petri Colorida será capaz de carregar as informações de tempo para cada caso, assim como o intervalo de tempo que cada atividade terá que respeitar para que o processo seja finalizado dentro do prazo proposto. Tal marcação temporal pode ser representada por um conjunto de cores do modelo CPN e será utilizado para monitorar a execução do processo a fim de encontrar a quantidade certa de recursos e a melhor técnica de escalonamento envolvidos na execução das atividades. A simulação da CPN com informações de tempo permite então estimar a quantidade de casos que respeitam as restrições de tempo do processo (prazo de entrega), além de melhorar o planejamento de recursos em um SGW.

Link da transmissão da defesa:

Orientador: Stéphane Julia
Márcia Aparecida Fernandes - Universidade Federal de Uberlândia