Grupo de Pesquisa em Cibersegurança e Ciência de Dados - CReG

por Marcelo Zanchetta do Nascimento
Publicado: 17/09/2023 - 15:24
Última modificação: 17/09/2023 - 15:25

O grupo CReG conduz pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de métodos inovadores para detecção de ataques e quantificação de cibersegurança. Na área de detecção de ataques, o grupo trabalha com soluções para o tratamento de alertas gerados por sistemas de detecção de intrusão, detecção de ataques em paradigmas de redes emergentes (IoT, Cloud/Edge Computing, SDN) e uso de técnicas de aprendizado de máquina para criação de sistemas de detecção de intrusão robustos e resistes a ataques desconhecidos. Com relação a quantificação de cibersegurança, o grupo busca compreender as ações que originam ataques e como eles podem ser mitigados. Nessa linha, o grupo busca mensurar os factores que impactam os atacantes e também as vítimas. O grupo é composto, majoritariamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Estadual de Londrina.