Agentes conversacionais e learning analytics na construção de aprendizagem colaborativa

por Marcelo Zanchetta do Nascimento
Publicado: 19/09/2023 - 14:30
Última modificação: 19/09/2023 - 14:30

A proposta atual, baseada em projeto anterior, financiado pela Fapemig, onde foi desenvolvido um modelo de agrupamento de estudantes para aprendizagem colaborativa, avança com a introdução de agentes conversacionais (Chatbots), cujos diálogos com estudantes, durante atividades em grupos ou individuais, coletarão informação para fomentar a aprendizagem colaborativa. Os agentes não apenas permitirão a coleta de mais textos em linguagem natural, mas também, novas informações sobre estudante, como por exemplo, motivação e dificuldade de aprendizagem, poderão ser inferidas a partir dos diálogos, aprimorando o conhecimento sobre o estudante e, consequentemente, permitindo ações apropriadas por parte professores/tutores humanos ou não. A junção de learning analytics e agentes conversacionais permitirá a obtenção de informação mais específica do estudante e do processo de aprendizagem, contribuindo para a aprendizagem colaborativa que, atualmente, tem sido considerada uma grande perspectiva para evitar evasões, principalmente, em ensino à distância. A presença de ferramentas de comunicação em ambientes virtuais e até mesmo o uso crescente de redes sociais e comunidades diversas para compartilhamento de materiais didáticos e discussões, ainda não propiciou a efetiva realização de aprendizagem colaborativa, devido às dificuldades de bem aproveitar todo este arcabouço na visualização do comportamento do estudante e da aprendizagem. Assim, pretende-se com a junção destas duas técnicas tirar o melhor proveito do processo de aprendizagem, sendo uma tarefa inovadora e necessária.

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